FGTS: liberação emergencial é divulgada, saiba mais.
Foi divulgado recentemente pelo governo federal que haverá nova rodada de saques emergenciais referentes ao FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, está medida já havia sido mencionada pelo Ministro da Economia (Paulo Guedes). Nesse sentindo foi confirmado esta semana pelo Secretário Executivo (Márcio Coelho), que o valor máximo do saque FGTS será de até R$ 1.000,00 por indivíduo.
Esta ação será realizada visando fomentar a economia, dessa maneira o FGTS e a antecipação do 13° dos aposentados irá contribuir para promover a economia do país. Contudo para que seja liberada uma nova rodada de saques emergenciais é necessário que o presidente Jair Bolsonaro edite uma medida provisória para ser autorizado os saques dos valores do FGTS.
Sendo assim a medida provisória – MP, já foi assinada pelo presidente, juntamente com esta decisão foi divulgado a antecipação do 13º salário, além de um programa de microcrédito que terá como público alvo as pessoas que possuem baixa renda.
Dessa maneira acredita-se que aproximadamente 40 milhões de brasileiros sejam beneficiados, destaca-se também que se estima que serão injetados na economia cerca de 30 bilhões.
Quando ocorrerá os pagamentos do FGTS?
Os pagamentos serão feitos pela poupança digital Caixa Tem, este app já é muito conhecido pelos brasileiros pois é muito utilizado pelo governo, além disso muitas pessoas já utilizam o aplicativo, acrescenta-se que ficou muito conhecido por ser utilizado para o auxílio emergencial.
Os pagamentos estão previstos para serem liberados a partir do dia 20 de abril e seguirão podendo ser retirados até 15 de dezembro, importante salientar que os trabalhadores que não quiserem fazer o saque não precisam tomar nenhuma medida, sendo neste caso o valor voltado para o fundo.
Nesse sentido, a liberação será para todos os trabalhadores que possuam saldo em contas sejam ativas ou inativas no FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e como já foi mencionado o valor será limitado, sendo no máximo até R$ 1 mil, os pagamentos serão liberados em ordem, conforme for o mês de nascimento de beneficiário.
Os interessados podem obter mais informações por meio do site oficial da instituição financeira Caixa – Caixa Econômica Federal, também é possível ver o saldo usando Caixa Online Banking, ou pelo app – aplicativo da instituição, como preferir. A seguir confira como pode ser feito a consulta do saldo:
- Primeiramente acesse www.caixa.gov.br/extrato-fgts;
- Em seguida informe o n° do CPF ou NIS;
- Feito os procedimentos anteriores, clique em “cadastrar senha”;
- Preencha os campos com as informações solicitadas;
- Crie a senha que deverá conter até 8 dígitos, sendo formada por letras e números, confirme;
- Realizado os passos expostos você será direcionado para fazer o login e em seguida poderá realizar a consulta.
Portanto podemos concluir que esta antecipação será muito benéfica tanto para os beneficiários que possuem o saldo para saque, como para o país que irá ter a sua economia mais movimentado.